Programa Saúde na Escola encerra cronograma de atividades

Promoção  da Alimentação Saudável e a Prevenção da Obesidade Infantil. Estes foram os temas do último dia de programações do Programa Saúde na Escola, que teve início na segunda-feira (22-10) e finalizou na sexta-fera (26-10). Neste último dia de encontros, as atividades foram realizadas pelos alunos da Escola Municipal Basílio Nelson Faversani, com participação da Escola Mundo da Fantasia.

Através de apresentações de trabalhos, os alunos, destacaram hábitos saudáveis como a importância de ter uma boa rotina alimentar, o consumo diário de frutas, verduras e alimentos integrais. O excesso de açúcar nas refeições, bem como exageros no consumo de refrigerantes, salgadinhos e achocolatados foram alguns temas abordados na apresentação sobre a Prevenção da Obesidade Infantil, que contou com a participação da Nutricionista Daiane Chiochetta.

Em nome da Equipe Básica de Saúde, o Enfermeiro Leomar Lanzarin, um dos coordenadores do Programa em Guabiju, agradeceu a todos pelo empenho e pela colaboração. "A prevenção é o melhor remédio. Esperamos que no próximo ano, o Programa Saúde na Escola, possa continuar com este princípio de levar informações para as escolas do nosso Município e assim contribuir ainda mais para o aprendizado dos alunos.

Equipe de Básica de Saúde realiza 3° dia do Programa Saúde na Escola

Na tarde de Quarta-feira (24-10), a Equipe Básica de Saúde de Guabiju, promoveu, na Escola Basílio Nelson Faversani, o 3º dia de atividades de uma semana cheia de programações.

Foram realizados trabalhos de Verificação e Atualização da Carteira de Vacinação e Promoção da Saúde Ocular. Na Quinta-feira (25-10), as programações seguirão, no turno da tarde, no Colégio Estadual José Chiochetta, com palestra sobre Prevenção e Tratamento da Dengue. O cronograma encerra no dia 26, com a Promoção da Alimentação Saudável e a Prevenção da Obesidade Infantil. Neste dia haverá apresentação de trabalhos realizados pelos alunos da Escola Basílio Nelson Faversani.

Colégio Estadual José Chiochetta recebe o 4° dia do Programa Saúde na Escola

A tarde de Quinta-feira (25-10), foi a vez do Colégio José Estadual Chiochetta receber a Equipe Básica de Saúde de Guabiju. Neste 4° dia de encontros nas Escolas, foram realizadas atividades de prevenção e tratamento da dengue.

Houve palestra e a participação de alunos e professores, que junto com a equipe fizeram o "Juramento de Prevenção da Dengue". Para encerrar, um dos agentes de saúde mostrou um recipiente com as larvas do Mosquito Aedes Aegypti (dengue), momento em que os alunos puderam questionar a equipe e conhecer o mosquito transmissor da dengue e da febre amarela urbana. O cronograma encerra na sexta-feira (26-10), com a Promoção da Alimentação Saudável e a Prevenção da Obesidade Infantil. Neste dia haverá apresentação de trabalhos realizados pelos alunos da Escola Basílio Nelson Faversani.

Semana da Saúde na Escola tem segundo dia de atividades

Verificação e Atualização da Carteira de Vacinação dos alunos do segundo ano e promoção da Saúde Ocular, foram as duas atividades desenvolvidas no segundo dia do cronograma de trabalhos da Equipe Básica de Saúde. As atividades aconteceram durante a tarde de terça-feira (23-10), na Escola Basílio Nelson Faversani.

No primeiro período houve o teste de visão realizado pelo Médico Fernando Mocellin Dambros. Após, houve a atualização do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente, com agendamentos de vacinas para os anos 2019, 2020 e 2021. Cerca de 80 alunos tiveram suas carteiras atualizadas para a realização das seguintes vacinas:
- dose adicional da Meningocócica C;
- HPV, a partir de 9 anos para meninas e a partir de 11 para meninos;
- vacina/reforço contra o tétano.

As programações seguem nas escolas até o dia 26 de Outubro.